19 de set. de 2010

Afinidade


Apesar do meu discurso de que escrevo quando e como quero, eu que não sou besta, fui consultar “seu” Aurélio pra não escrever besteira... ehehehhee...Nem foi tanto pra deixar tudo “bonitinho” por aqui mas pra entender melhor mesmo...Acho que decifrar tal sentimento vai ser sempre complicado pois é simplesmente a meu ver INEXPLICÁVEL.De forma sucinta vou citar o dicionário: coincidência, semelhança, proximidade,conformidade.Penso eu,que antes de qualquer coisa, afinidade tem a ver com respeito às diferenças,pois os diferentes podem completar-se e só se completam os afins.Os espíritas acreditam que se você tem afinidade com alguém é porque você já teve um salutar convívio com essa pessoa em outras vidas ou,se não há simpatia  é certamente porque no passado se "estranhavam".Acho simplista demais colocar nessa ordem,esse que me parece ser um sentimento nada simples.A verdade é que a afinidade é algo muito difícil de explicar. Você já deparou com pessoas que fazem de tudo pra te agradar e não adianta? Não desce? Quando o “santo não combina” não adianta..rs...Por outro lado,existem aquelas que não precisam fazer esforço algum e nos "ganham" para sempre...desce redondinho...É que a afinidade dispensa os códigos verbais,é silenciosa e discreta.Os afins se aceitam apesar de e não por causa de.Alguns dizem que a afinidade é construída,outros que nasce naturalmente.Ter afinidade por alguém é ter tanta certeza da opinião do outro que se tem segurança em tomar decisões por ele.A afinidade vence o tempo...Sei de histórias de amor ou de amizade retomadas após trinta ou mais anos de distanciamento no ponto em que pararam como se apenas ontem tivesse sido rompido o vínculo.Nesse caso certamente além do amor dona Afinidade sempre se fez presente nessa relação.Mesmo assim penso que amor nada tem a ver com afinidade,pois ela independe dele pra existir.Amores podem extinguir-se a afinidade nunca Também numa relação profissional podem perfeitamente conviver chefes e subordinados sem terem vinculos afetivos mais estreitos e desenvolverem competentemente as atribuições destinadas,mas quando a sintonia que só a afinidade consegue gerar acontece,aí não tenham duvida:é sucesso mais que garantido.A afinidade vence desentendimentos,está além da aparência,da religião ou nível social ou da inteligência.Não existe egoísmo nem vaidades entre os afins.Só se bastam por serem,pensarem e sentirem igual.Saindo disso,é qualquer outra coisa menos afinidade.Enfim ter afinidade por alguém é :não julgar,não sufocar,torcer,aceitar,entender,questionar,caminhar,aconselhar, ponderar,rir e chorar junto,compartilhar,ser cúmplice,é não cobiçar o lugar do outro,discordar,concordar e por aí vai...


* Sou Marisa Mattos,professora,atuando há 9 anos como Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Araçatuba.Blogueira,pescadora que só conta a verdade...rs...feminina,tia corujíssima e apaixonada pela EDUCAÇÃO.

12 comentários:

Simône Silva disse...

Olá me leva com vc para pescar?
Eu adoraria. Pois fiz muito isso
na minha infância.
Eu adoro homenagear minhas amigas é uma forma de demonstrar meu carinho e amor por vcs.....

♪ Sil disse...

Marisa,


Dificil explicar essa coisa de afinidade, mas realmente, a gente bate o olho em uma pessoa e tem uma grande identificação com ela.

Um abração meu!!!!!

Abuela Ciber disse...

"Saber respetar las diferencias"

Eso es saber amar, saber dar, saber ser solidario.

Cariños, placer leerte aunque tenga que traducirlo y algo se pierde.

Simône Silva disse...

O dia que algo passar depercebido aos olhos de uma Jornalista, vc pode mandar matar. kkkkkkkkkkkkk

Adoraria ir com vc pescar..
Depois eu preparo nem que tenhamos que compra um kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Naveguemos docemente
Sob o clarão do luar;
suspire o vento nos juncos,
ponha-se a água a cantar...

Mihai Eminescu

Feliz Semana !Beijo-te o coração! M@ria

Lua Nova disse...

Não há nada mais gostoso do que conviver com pessoas com as quais se tenha afinidade. A conversa flui, a camaradagem alegra e faz bem ao coração, o ambiente é delicoso e aconchegante, a gente se sente em casa. Já o contrário é, digamos, muito difícil.
Interessante que acho que isso rola virtualmente também, por incrível que pareça. É algum tipo de magia que eu ainda não entendi direito.
Enfim, seu post é ótimo e muito verdadeiro.
Beijokas.

Laura disse...

Acho muito relativo esse negócio de afinidade, é como vc diz no texto tem uns que nem se esforçam e nos ganham, outros tentam e não consegue e tem aqueles que depois de um tempo nos ganham.

Bjs*

Unknown disse...

Querida Marisa, obrigada pelos seus comentários tão generosos e interessantes, me provando que falamos a mesma língua...que ainda é possível se fazer entender nesse mundo de emoções e mentes descartáveis.Sua visita ao meu blog é sempre uma honra e uma alegria. Paz e Bem!Beijos.

Zezinha Lins disse...

Olá, amiga, belíssimo texto, como todos que vc escreve, seu texto me lembrou um poema que escrevi sobre esse mesmo tema, vou deixá-lo por aqui. Bjos!!!

Afinidade...
O mais sutil e delicado dos sentimentos.
Une duas pessoas
De forma irremediável.

Não é um encontro de corpos,
É um encontro de almas.

São duas essências que se misturam
E numa reação fantástica!
Transformam-se em uma só...

Inebriante...

O mais perfeito aroma
Entre todos os perfumes.


Zezinha Sousa

wania disse...

passei!
oi!
muito 10!
parabéns!
bom domingo!
bom feriado!
tudo de muito bom!

Amor feito Poesia disse...

Naveguemos docemente
Sob o clarão do luar;
suspire o vento nos juncos,
ponha-se a água a cantar...

Mihai Eminescu

Feliz Semana !Beijo-te o coração! M@ria

Abuela Ciber disse...

"Saber respetar las diferencias"

Eso es saber amar, saber dar, saber ser solidario.

Cariños, placer leerte aunque tenga que traducirlo y algo se pierde.